quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Alunos da Vila Nova visitam escola para uso dos laboratórios

No da 28 de outubro recebemos a visita de 80 alunos da escola de Ensino Infantil e Fundamental 1 e 2 José Joaquim da Silva.Foram as turmas do 6º, 7º e 8º anos acompanhados das professoras Raimunda Edileuza e Maria Marizô, que estão desenvolvendo um projeto de Reciclagem, com PET e papel.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009










I MOSTRA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA





RELATÓRIO DE REALZAÇÃO DA I MOSTRA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA

EEEF GOV MANOEL DE CASTRO FILHO – QUIXERÉ - CEARÁ

O projeto da I Primeira Mostra de informática educativa teve sua preparação no Primeiro semestre de 2009 e a Culminância em 02 de outubro de 2009.
Cada professor do 2º ano científico pesquisou Uma ferramenta de informática: Como usá-la e sua utilidade para uso comum e como ferramenta pedagógica. Desenvolvido o programa, realizamos a MOSTRA das 13h30m ás 21h30m com intervalo entre as a17h30 às 18h30m. na sede da Escola.
A programação constou de palestras e oficinas, com professores convidados e os da própria escola, conforme o quadro a seguir.
Abertura do evento pelo Diretor da escola José Roberto
Apresentação das tecnologias usadas na escola Professor Veridiano
Segurança na Internet com a palestrante convidada Professora Elvirene
Podcast; como fazer, onde hospedar, Hino da Escola Professor Cláudio Brito
Mapa conceitual – Ferramenta, prática e utilidade Professora Josenir
Software Livre X software proprietário - Palestrante Joerlânio da Byte Sistem Inf
Webquest – Ambiente de criação, forma de criar e usar. Professora Elizomar
Uso diversificado da Planilha Eletrônica Professor Veridiano
Dolnk – compatível com Linux – Criação de páginas e animação. Professor Eliúde Dias
Google earth e Google Map – possibilidades de Uso Professor Pedro Sérgio
Usos e vantagens do Publisher Professor José Ribeiro
Evolução da informática até o Windows 95 Professor Thilder
Uso do Pinnacle e passo a passo na criação de video Professor Baltazar
Uso e utilidades do Google docs Professora Lúcia de Fátima
Evolução da informática da Web 1 a 03 Palestrante –Robércio
A Wiki sua utilidade e peculiaridades Professora Elizabete
Laboratórios Virtuais Professor Bruce
Twitter - palestrante Elenildo (universitário)

Na avaliação geral foi uma experiência positiva. No entanto esperávamos maior número de público em geral.
Quixeré 06 de outubro de 2009

sábado, 4 de julho de 2009

Regulamento da Competição ThinkQuest Brasil 2009.
Para mais informações clic AQUI

ORIENTAÇÃO SOBRE O SITE A CONCORRER

Requisitos de Submissão do Site

Todos os Sites que não estiverem em conformidade com os seguintes requisitos são passíveis de desqualificação:
1.) Submissão de um site: Equipes que não submeterem um Site completo na data limite de submissão serão desqualificadas. Um site completo consiste dos seguintes TRÊS itens:
O conjunto de arquivos do website que a Equipe produziu e publicou (upload) no servidor da Competição ThinkQuest Brasil (o "Website");
O Perfil complete do Site, um formulário online que fornece informações requeridas sobre a Equipe e seu Website (o “Perfil do Site”);
Uma Checklist (lista de checagem), incluindo do Perfil do Site, que precisa ser preenchida pelo Orientador.
No caso de uma ou mais Equipe perderem a Data de Submissão do Site devido à alguma falha técnica ou mal funcionamento confirmado do sistema de Competição ThinkQuest Brasil (conforme determinado unicamente pela FAFE), e o Orientadora da Equipe contatar o gerente de suporte da Competição ThinkQuest Brasil dentro de 2 dias desde o prazo limite de submissão, então a FAFE pode, mas não é obrigada, estender o prazo limite por conta própria e notificar o Orientador.
2.) Todo conteúdo do website precisa ser carregado no Servidor da Competição ThinkQuest Brasil. Nenhuma parte do conteúdo do Website pode ser hospedada em um sevidor externo. Isso inclui arquivos multimídia sobre serviços, incluindo, mas não se limitando a, vídeos (p.ex. YouTube), servidores de construção de jogos (p.ex. Quia), livros de visitas, blogs, e/ou outros serviços de hospedagem.
3.) Os Websites não podem conter qualquer material questionável. “Questionável” significa qualquer conteúdo em qualquer meio ou formato que (conforme determinado pela FAFE):
É inapropriado, ofensivo, difamatório, pornográfico, explícito sexualmente, ilegal ou que encoraje qualquer dos citados anteriormente;
Uma pessoa razoável consideraria embaraçoso, abusivo, difamante, intimidador, vulgar, profane, obsceno, excessivamente violento, racionalmente, etnicamente ou de algum outro modo questionável;
Infrinja ou viole a privacidade de alguém (vivo ou morto) ou direitos de propriedade ou de publicidade;
Promova software ou serviços que distribuam mensagens de correio eletrônico, incluindo distribuições massivas, pesquisas, “lixo eletrônico”, “spam”, ou mensagens em corrente;
Estrague ou interfira na Competição ou em qualquer serviço, sistema de recursos, contas de acesso, servidores ou redes conectadas ou acessíveis através da Competição, incluindo o uso de vírus, worms, arquivos corrompidos, ou “cavalos de Tróia”; ou Esteja sujeito a qualquer restrição de transmissão sobre qualquer lei ou relação contractual ou fiduciária (tais como informações pertencentes a menores sem haver consentimento dos pais).
4.) Os Websites não podem conter nenhum conteúdo comercial. Conteúdo comercial é conteúdo que promova a venda de produtos ou serviços diretamente através do Website ou através de hiperlinks a sites externos. Conteúdo comercial inclui, mas não se limita a, logos, nomes de marcas, slogans, textos, imagens, vídeos, ou qualquer outro tipo de arquivo(s) multimídia.
5.) Material sob Copyright: Ao submeter um Site, os membros da Equipe assumem que têm direitos totais e irrestritos para submeter o conteúdo e ele não infringe quaisquer direitos de propriedade ou outros direitos de terceiros. Qualquer conteúdo, incluindo, mas não limitado a, textos, imagens, videos, que não são criações originais da Equipe precisam estar completamente e precisamente citados, e se forem necessárias permissões para usar tal conteúdo, a equipe deverá revelar como tal permissão foi obtida. necessary to use such content, the Team shall disclose how such permission was obtained. As Equipes podem citar fontes diretamente em cada página ou agrupá-las numa página de “citações” para, de forma adequada, publicar as fontes e/ou permissões necessárias para o conteúdo incluído.
Do mesmo modo que os membros da Equipe são encorajados a buscar orientação dos Orientadores, pais, amigos, fontes publicadas e outros colaboradores via Internet, os membros da Equipe precisam fazer seu próprio trabalho e não podem permitir que quaisquer pessoas (que não sejam os alunos membros da Equipe) realizem tal trabalho e não podem copiar materiais (palavras, imagens, dados, arquivos de áudio e vídeo, ou outras mídias) de outros, exceto conforme permitido abaixo:
Os Websites podem incluir material que tenha sido criado por outra pessoa antes de 1 de janeiro de 1978 desde que seja feita uma citação precisa dentro do Website; e Websites podem incluir material que foi criado por outro pessoa em, ou após, 1 de janeiro de 1978 desde que seja obtida permissão escrita para referenciar ou usar tal material conforme requerido pelo criador de tal propriedade intelectual E seja feita uma citação precisa dentro do Website informando que a permissão por escrito foi obtida. A Equipe precisa também ser capaz de fornecer uma cópia de tal permissão para a FAFE, caso seja requisitado.
7.) Plágio: No âmbito deste regulamento, “plágio” significa:
Qualquer cópia de trabalho de outra pessoa que implique no Site submetido não ser substancialmente trabalho original da Equipe, mesmo que o trabalho copiado seja citado;
Copiar uma quantidade significativa (conforme determinado pela FAFE) de palavras ou idéias de outra pessoa sem dar crédito ou atribuindo aquelas palavras ou idéias como sendo próprias;
Se for copiado conteúdo de uma fonte sem estar colocado dentro de aspas para identificar que não é de autoria da Equipe;
Usar templates de website sem dar crédito para o criador/proprietário do template; e/ou qualquer comportamento que a FAFE por seus próprios critérios determine como sendo plágio.
Qualquer plágio ou violação de copyright, como definido acima, pode resultar na desqualificação do Site submetido.
Todas as decisões com respeito às desqualificações por plágio são de competência única da FAFE e não estão sujeitas a revisões.
8.) Categorias: Os Site precisam ser submetidos em uma das doze categorias. Para ver a lista de categorias e exemplos de tópicos de cada categoria, favor visitar http://thinkquest.org/competition/categories.shtml.
9.) Uso do Servidor: É alocado um máximo 100 mb para cada Equipe no Servidor da Competição ThinkQuest Brasil como espaço para seu website. Equipes cujo Website exceda 100 mb no momento do prazo limite para submissão serão desqualificadas e serão notificadas de tal desqualificação.
Uma Equipe será desqualificada se qualquer membro obtiver acesso não autorizado ou fizer mal uso do website da Competição ThinkQuest Brasil ou do servidor para obter acesso a áreas para as quais a Equipe não tem direito explícito de usar ou para usar o servidor com propósitos não relacionados ao desenvolvimento e publicação do Site para a Competição.
10.) Idioma: Nomes de arquivos e diretórios (obrigatoriamente no fomato ASCII básico) usados para o upload de conteúdo no servidor da Competição ThinkQuest Brasil precisam estar em inglês. O Website, o Perfil do Site e as comunicações enviadas à FAFE precisam ser submetidos em português.
11.) Tecnologias Suportadas: Os Websites precisam funcionar adequadamente quando vistos usando diferentes plataformas, navegadores de Internet, e velocidades de conexão ou podem estar sujeitos à desqualificação.
As Equipes precisam testar seus Websites para assegurarem-se que são funcionais em PC e Mac.
Websites precisam também ser funcionais quando visualizados usando Internet Explirer versão 7 e Mozilla versão 2.
É recomendado que as equipes também testem em outros navegadores tais como Safari 3.1.
Websites precisam ser construídos para rodar dentro de um navegador baseado nas seguintes diretrizes:
Tecnologias baseadas nos navegadores tais como Flash, Java script, dhtm, style sheets, e applets são suportadas;
Tecnologias baseadas no servidor tais como PHP, Perl, SSI, Java, CGI, e extensões* de FrontPage não funcionarão nos servidores da Competição ThinkQuest Brasil. O uso de tais tecnologias é motivo para desqualificação.
*FrontPage pode ser usado para desenhar e construir o website da Equipe, mas as extensões do lado do servidor e utilitários para publicação não são suportados.

PROCEDIMENTOS A SEREM OBSERVADOS

Composição das equipes:
Uma Equipe deve ser composta por três a seis alunos membros e um Orientador.
Uma Equipe pode também, opcionalmente, incluir um Orientador Assistente (conforme definido abaixo).
As Equipes podem conter alunos e orientadores de uma mesma classe ou de diferentes classes, ou escolas dentro do país.
Se qualquer informação submetida por qualquer membro da Equipe for identificada como sendo intencionalmente falsa, a Equipe inteira será desqualificado.
COMPETE AOS ORIENTADORES:

Dar orientações à(s) sua(s) Equipe(s);
Ajudar os alunos a formar Equipes;
Ajudar os alunos a localizar recursos (humanos, técnicos, e informações);
Ajudar os alunos a fazer o upload dos arquivos do website;
Ajudar os alunos a gerenciar o projeto de criação do website.
Orientadores NÃO podem:

Trabalhar diretamente em qualquer parte do website; e
Trabalhar nas seções de Descrição do website, Colaboração e Diversidade do Perfil do Site; e
Julgar websites submetidos na mesma faixa etária que o da sua Equipe, incluindo o próprio site da sua Equipe.
O Orientador precisa:

Ser funcionário de uma escola e trabalhar ou ensinando ou num centro de recursos (p.ex., professor, bibliotecário, coordenador de tecnologia, etc.).
Ter pelo menos 21 anos no dia limite para submissão do website;
Registrar sua Equipe na Competição seguindo as instruções encontradas em http://brasil.thinkquest.org.
Obter autorização por escrito dos pais de cada membro da equipe;
Fornecer e manter um endereço de email ativo durante toda a Competição, de tal maneira que ele/ela possa atuar como ponto de contato para a Equipe; e preencher toda documentação necessária para aceitar qualquer prêmio conforme determinação de necessidade pela FAFE.

O “Orientador Assistente”, caso exista na equipe, precisa: Ter pelo menos 18 anos no dia limite para submissão do website.

Requisitos dos Alunos: Alunos membros da Equipe são responsáveis pelo design e desenvolvimento do seu website, incluindo todo seu conteúdo bem como o conteúdo da Descrição do website, e das seções de Colaboração e Diversidade do Perfil do Site.

Cada Aluno precisa:
Ter pelo menos 9 anos no dia limite para submissão do website;
Ser Aluno de uma Instituição de Ensino fundamental, médio, técnico ou profissionalizante (Instituições de Ensino Superior estão excluídas);
Ser membro de apenas uma Equipe; e
Dar contribuições significativas para o sucesso da Equipe e ser um participante ativo no desenvolvimento do website.
Faixas etárias
As Equipes competem em uma das três faixas etárias:
12 anos e abaixo
15 anos e abaixo
16 anos e acima
As Equipes podem incluir alunos de diferentes idades. A idade do aluno mais velho da Equipe na data limite de submissão do website determinará a faixa etária na qual a Equipe competirá.


ESCLARECIMENTO SOBRE A COMPETIÇÃO

A competição ThinkQuest Brasil é um concurso de websites educacionais criados por alunos. Ela segue os moldes da Competição Internacional ThinkQuest. No Brasil ela é organizada pela Fundação de Apoio à Faculdade de Educação (FAFE) e conta com o apoio da Secretaria da Educação do Estado do Ceará para sua realização. A competição foi trazida para o Brasil, pois se sabe que a participação dos alunos permite: despertar o interesse em ser protagonista na produção de conteúdo valorizar a colaboração, a criatividade e a diversidade cultural desenvolver habilidades técnicas e artísticas valorizar o papel do conhecimento e resgatar a auto-estima dos alunos desenvolver as competências de solucionar problemas e pensar criticamente desenvolver as competências de planejar e concretizar produtos em equipe premiar o esforço e a realização de trabalhos de excelência.
Na competição os alunos formam equipes de 3 a 6 membros para a criação de um website e participam sob a orientação de um Orientador. Os alunos competem em três faixas etárias: de 9 a 12 anos; de 13 a 15 anos; e 16 anos e acima (alunos de instituições de ensino superior não podem participar). Para informações sobre os tipos de instituição de ensino aceitas veja o Regulamento da Competição.

PRÊMIOS
1º lugar na categoria de 9 a 12 anos Um laptop para cada aluno membro da equipe.
1º lugar na categoria de 13 a 15 anos Um laptop para cada aluno membro da equipe.
1º lugar na categoria 16 anos e acima Um laptop para cada aluno membro da equipe.
Prêmios especiais para alunos da rede pública cearense
1. lugar no estado na categoria de 13 a 15 anos: Um laptop para cada aluno membro da equipe e um laptop para o orientador da equipe.
1º lugar no estado na categoria 16 anos e acima: Um laptop para cada aluno membro da equipe e um laptop para o orientador da equipe.

Competição Nacional do ThinkQuest

Está aberta a Competição Nacional do ThinkQuest ! Cuja premiação ocorrerá por conta do governo do estado do Ceará.
Calendário:
Abertura da Competição - 28.05.09
Data limite para submissão dos websites - 30.09.09
Anúncio dos vencedores - 15.11.09
O site da competição é
http://brazil.thinkquest.org/ br

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Mais um ângulo do Laboratório Escolar de Informática I


Laboratório Escolar de informática I


Novas instalações do Laboratório Escolar de Informática I


Inauguração da nova sala do Laboratório de Informática



O laboratório escolar de informática da EEFM Gov. Manoel de Castro Filho recebeu em 2008 um upgrade em seus equipamentos renovando-se todo o acervo de informática e complementando-se com novas máquinas, mesas e cadeiras para digitadores. Também as instalações foram renovadas, com a construção de uma sala/laboratório e adaptação de outra, dividindo-se assim os equipamentos em duas salas (Laboratório I e Laboratório II) cada um com 22 computadores, 44 cadeiras. O Laboratório II foi inaugurado em novembro e o Laboratório I que funcionava em um local inadequado foi transferido para a nova sala, inaugurada em 04 de abril por ocasião das celebrações de 25 anos de Criação da escola. Hoje contamos com internet oriunda de fontes diferentes. O Laboratório I é suprido pela antena do GESAC e o Laboratório dois pelo governo do estado através da OI.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Carnaval 2009 da Barragem em Quixeré

alunos em atividades de aula




alunos em atividades de aula


O LEI é uma extensão da sala de aula



Com o início do Ano Letivo de 2009 professores e alunos da escola estão iniciando o uso dos laboratórios como extensão da sala de aula. São atividades planejadas para dinamizar o ensino-aprendizagem com o uso da informática, utilizando a internet e demais recursos do computador como ferramenta pedagógica.

Laboratório Escolar de Informática



A EEFM Gov. Manoel de Castro Filho inaugurou no final de 2008 o Laboratório Nº 02 de Informática Educativa. Trata-se de uma sala ampla de 48 m² com revestimento de 1,5 m de altura, cabeamento lógico para internet em rede, 22 computadores e 44 cadeiras giratórias.
Já o laboratório N° 1 recebeu um upgrade de 10 computadores novos com monitor de LCD e internet Wireless. Como a sala é bem pequena e as paredes têm muito salitre, a escola está reformando uma sala maior para instalação do mesmo.